segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ilha Grande - RJ

Eis um dos paraísos do Estado do Rio de Janeiro. Ilha Grande fica no município de Angra dos Reis e lá não é permitida a entrada de veículos motorizados. Existem três pontos aonde todos os veículos ficam enquanto você vive no paraíso da Ilha. São eles: Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí


A minha rota parte de Mangaratiba e direto para dentro de uma grande balsa onde você pode se acomodar e curtir a linda paisagem por aproximadamente duas horas. O bilhete para travessia pode ser comprado direto no cais e tem o valor de R$ 25,00 ida e volta. Durante a semana é mais barato. Hoje em dia já existe também o transporte feito por catamarã que leva apenas 45 minutos e a passagem custa R$ 50,00 ida e volta. Dicas - veja o horário de saída e retorno das embarcações para não ficar esperando por horas o seu embarque e leve algo para beber e comer porque dentro da balsa não vende nada. (pelo menos quando eu fui não vendia)


Ilha Grande é a maior das ilhas do litoral de Angra. São 193 quilômetros quadrados de relevo montanhoso, cercado por mais de 100 praias e a mais pura mata atlântica. Esta ilha já serviu como presídio na década de 40, Instituto Penal Cândido Mendes. Hoje restam apenas ruínas do presídio, que pode ser visitado.



Chegar a Ilha já tem uma sensação boa demais. Imagina um lugar que você vive com os pés na areia quase todo o tempo! Quando lá estive fiquei hospedada na Pousada Beira Mar, esta casa verde ao fundo da foto acima. Existem outras tantas pousadas melhores do que esta, mas só achei vaga aí, e o lado bom é que fiquei próxima de tudo na Vila do Abraão e para os passeios então, era só pular da varanda do quarto para o barco. E lá fui eu!


Neste primeiro passeio fui rumo a Lopes Mendes, mas antes passei pelas praias de Palmas, que tem um barzinho para repor as energias e desci na Praia do Pouso. Esta, totalmente deserta. Ideal para aqueles que gostam de se isolar do mundo e ficar por ali horas do dia pensando na vida. De lá existe uma pequena trilha de 2km de fácil acesso para chegar a Lopes Mendes.

    
Esta praia foi eleita em primeiro lugar como a maravilha de Ilha Grande e com certeza será difícil encontrar outra praia que ao mesmo tempo tenha tons azulados e verdes em seus 3km de extensão. O vento por aqui é bastante forte e por isso é também a praia preferida para prática do surf.


Passei boa parte do dia nessas águas límpidas e de temperatura agradabilíssima para ao fim do dia retornar a Vila.


Vila do Abraão é conhecida como a "capital" da Ilha, pois aqui é o lugar aonde encontra-se tudo mais facilmente. "Tudo" que se faz necessário para este paraíso. Pousadas, restaurantes... Ah! Muito importante - nada de bancos. Nadica mesmo - nem caixas eletrônicos, portanto leve dinheiro em espécie pois muitos locais também não aceitam cartão. 


Eis o famoso Pico do Papagaio que nem me atrevi a tentar subir. Coisa para quem tem um excelente preparo físico, e esse não é o meu caso...rss. O Pico é maior do que o Cristo Redentor, tem 982 metros de altura e pode ser avistado por praticamente toda a ilha.


Outro cartão postal da ilha é a igreja de São Sebastião, construída antes da visita de D. Pedro II, tem cerca de 150 anos de existência e fica bem na praça central da Vila de Abrãao, onde também ficam vários bares, lanchonetes, sorveterias e lojinhas.


A noite todos se encontram por ali mas nada de noitada, porque o bacana da Ilha é curtir muito o dia e conhecer praias lindas.

No dia seguinte fui fazer outro passeio, desta vez rumo a Feiticeira, Saco do Céu e no meio do caminho ainda paramos para fazer um mergulho próximo a uma ilhota.


E lá fui eu, navegando pelas águas transparentes da Ilha a bordo de um barquinho de pescador, por sinal muito gente boa, mas infelizmente não lembro o nome dele.

Próxima parada, praia da Feiticeira. Existe uma trilha que sai direto da Vila para lá, algo em torno de uma hora de caminhada e dizem que é bem bacana pois você atravessa pelo Aqueduto do Lazareto e conhece também a cachoeira que tem o mesmo nome da praia.


Esta praia tem uma extensão pequena, mas é lindíssima - olha a cor desse mar!


Fiquei por aí um tempo só contemplando o visual e depois a próxima parada foi no Saco do Céu. Local que além de lindo é o centro gastronômico da Ilha e foi lá que desembarquei para almoçar.


Ao voltar para Vila do Abrãao, dei uma caminhada até a praia Preta que fica pertinho da Vila. A praia tem esse nome porque a areia é preta devido a  mistura de minerais que existem por ali, mas são apenas algumas partes.


No terceiro dia resolvi fazer passeio pela trilha e fui para Abraãozinho. Uma caminhada tranquila que parte da Vila e em minutos chega-se a mais um paraíso. Para quem não estiver afim de andar nadinha, basta pegar um taxi-boat e em 5 minutos estará lá.


Eis a praia de Abraãozinho! Pequena faixa de areia, mas com boa estrutura para comes e bebes e taxi a beira mar :D

E assim terminaram meus preciosos dias neste paraíso. Ainda tenho muuuuuito o que conhecer nessa Ilha e por isso espero que bastante em breve esteja navegando por esses mares novamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário