quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Brasília - DF

Pense em uma cidade que tem o formato de um avião, que as ruas não tem nomes e nem existe ninguém andando por elas, não tem esquinas, não tem muitos semáforos, não tem trânsito, não tem gente buzinando, os pedestres tem total preferência, chove seis meses e nos outros seis é uma seca absoluta e tudo é bastante monumental. Pensou? Eis a nossa capital do Brasil. Tá certo que podemos pensar e citar várias outras coisas mas vamos deixar para este blog apenas os fatos bons de Brasília.


Brasília tem três personagens fundamentais na sua história. Inaugurada em 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubistchek, com seus apenas 51 anos de vida já está entre as cinco cidades mais populosas do Brasil. O plano urbano da capital, conhecido como plano piloto foi desenvolvido por Lúcio Costa e as grandes construções foram projetadas por Oscar Niemeyer.

A cidade que todos estão acostumados a ver pela tv surpreende quando vista de perto. Seus pontos turísticos são de fato monumentais. Não há como se sentir uma formiga próximo ao Museu Nacional, por exemplo.

A ponte JK liga o plano piloto ao lago sul e corta o Lago Paranoá, que foi criado com o objetivo de aumentar a umidade da capital, tem 48km² de extensão e ao redor do lago existem vários bares e restaurantes que proporcionam momentos deliciosos. Pontos de visitas obrigatórios: Liv Lounge Pontão do Lago Sul, Coco Bambu e Mangai.




A Catedral Metropolitana de Brasília vale sua visita. Mesmo que rapidamente aos menos fiéis, sua estrutura externa que já impressiona esconde tamanha beleza no seu interior.


A torre de tv é outro ponto turístico da cidade, com seus 224 metros de altura possui um mirante panorâmico, mas sua atração principal é a feira de artesanatos que acontece ao lado da torre.



Eis o famoso Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da república. Aqui existe um espelho d'água cheio de carpas e lotaaaaado de moedas. Turistas de todo mundo chegam ao local fazem seus pedidos e lançam suas moedas. Segundo a coordenação do Palácio, de dois em dois meses as moedas são recolhidas para não prejudicar as carpas. Pergunta que não quer calar: E aí, vão pra onde? 


Mas enfim, continuando você pode me perguntar:
- Vale a pena conhecer Brasília?
E eu respondo:
- Vale, claro que vale.

Lembre-se ainda que a poucos kilômetros daqui existem paraísos como a Chapada Imperial, Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Salto do Itiquira, Salto Corumbá e tantos outros locais lindos e muito prazerosos.


JK espera por sua visita. Arrivederci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário