É aqui que tudo começa. Com a necessidade de ser construída uma usina, as margens de Canindé, onde até então tudo era vegetação foi criado o lago artificial de Xingó. Quem não sabe disso, jamais falaria que este alagado foi obra dos homens tamanha sinergia que existe em toda sua extensão. Hoje a quarta usina maior do país.
Xingó fica a 215km de Aracaju e hoje em dia é um dos pontos mais visitados do Estado de Sergipe. Os passeios acontecem através de catamarãs que navegam por este mundo de águas ao som do bom forró nordestino.
A paisagem que se vai contemplando é inexplicável. Geólogos dizem que as formações rochosas em granito, tem entre 60 e 80 milhões de anos e são essas rochas que formam o Cânion de Xingó que chega a ter 190m de profundidade em alguns pontos.
Aqui diante da imagem de São Francisco,todas as embarcações param para contemplar a imagem do santo.
O passeio continua através das incríveis águas verdes cristalinas do velho Chico até chegarmos ao ponto que paramos para o mergulho - a Gruta do Talhado.
Neste ponto os barcos fazem uma pausa para aproveitarmos o mergulho nas águas do velho Chico. Divinamente verdes e com temperatura super agradável, o tempo passa que ninguém nem percebe. Ainda existe uma barraquinha para compra de lembrancinhas e no próprio barco bebidas e petiscos para desfrutarmos ainda melhor deste paraíso.
Hora de voltarmos! Ainda bem que na volta ainda nos resta um bom tempinho para contemplarmos e suspirarmos por tudo isso.
Xingó ficou bastante conhecida após aparição na novela Cordel Encantado, da rede Globo e isso só fez aumentar o turismo na região. Espero muitíssimo que esta vasta infestação turística não degrade um centímetro deste belíssimo cenário.
Este é o restaurante flutuante Karranca's, de onde parti e retornei ao final do dia, para quem quiser almoçar ou continuar a bebericar. Depois é pegar estrada e voltar.
P.S - Existe ainda a opção de se hospedar em Canindé para desfrutar outros passeios existentes na região como a Trilha do Cangaço, a fazenda Mundo Novo com sítios arqueológicos e ainda o MAX - Museu de Arqueologia de Xingó. O hotel mais conhecido na região é o Xingó Parque Hotel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário